Uma operação conjunta da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) de Balsas interceptou, no sábado (11), na BR 230, no município de Riachão, uma van que transportava quase meia tonelada de queijo, procedente, segundo o proprietário da carga, do município de Estreito. No último,O queijo, que foi encontrado acondicionado em sacos de sessenta quilos utilizados no armazenamento de grãos, estava sem nenhuma condição adequada de conservação e sem documentação sanitária e fiscal que comprovasse a origem do produto.Segundo o proprietário, o queijo seria comercializado no município de Balsas.
O produto foi apreendido e destruído, seguindo as normas da legislação sanitária. O proprietário foi autuado em R$ 1,00 por quilo de produto e recebeu todas as informações necessárias de como adquirir e transportar produtos de origem animal dentro da legalidade, passadas pelos fiscais da Aged-MA.
De acordo com o chefe da Aged-MA de Balsas, Diego Amaral, a regional já tinha conhecimento dessa rota de transporte, faltando apenas a fiscalização interceptar a carga.
"Já havíamos recebido denúncias que queijos estariam sendo transportados de forma ilegal na nossa regional.Felizmente tivemos a oportunidade de junto com a Polícia Rodoviária Federal, nossa grande parceira na região, localizar esse carregamento e com isso tirar esse alimento do mercado, pois a maior parte desse queijo não tinha mais condição de ser consumido", declarou Diego Amaral.
A Aged é um órgão estadual vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima).
Texto: Rita Cardoso