Os professores que mais se destacaram na aplicação das políticas municipais de valorização da alfabetização, foram homenageados pelas atitudes e objetivos alcançados na garantia da alfabetização plena e eficaz de crianças, jovens e adultos da rede pública municipal de ensino.
Essa política busca alinhar as ações do município às políticas de alfabetização federais e estaduais (como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), muitas vezes focando em eixos específicos.
A professora Arleílde Aníbal foi premiada com o melhor resultado da alfabetização para os alunos da Escola Municipal Novo Horizonte, e esses destaques também se estenderam aos diretores, supervisores, professores e alunos, pelos bons resultados adquiridos na alfabetização de todas as crianças do 5º ao 9º ano.
“Receber esse reconhecimento é gratificante, mas o maior prêmio é ver os alunos lendo com autonomia. Isso mostra que o trabalho em equipe dá resultado”, ressaltou Arleílde.
A gestão do prefeito Dr. Benjamim tem determinado que toda a rede pública de ensino de Açailândia, em todo o seu corpo de profissionais, compreenda que alfabetizar é abrir portas – é garantir que cada criança tenha o direito de ler o mundo, compreender sua história e escreve o seu próprio futuro.
“Em nosso município, a valorização da alfabetização é um compromisso coletivo, não só do prefeito, e isso é que une escolas, professores e comunidade em uma grande rede de aprendizagem”, disse Benjamim.
As políticas de valorização da alfabetização em todo o país variam de acordo com a legislação de cada município, mas as especifidades sempre têm como foco, a garantia da alfabetização das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Como também, utilizando-se de métodos baseados em evidências:, com a implementação de práticas pedagógicas e métodos de ensino (frequentemente a instrução fônica sistemática, consciência fonêmica, fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário e compreensão de textos) que possuam comprovação científica de eficácia.
Outro ponto muito importante das políticas de valorização da alfabetização são as ofertas de programas de capacitação e formação continuada para docentes e gestores escolares, com ênfase nas melhores práticas de alfabetização, sem esquecer das avaliações e monitoramentos, criando sempre mecanismos de avaliações periódicas e monitoramento de indicadores de aprendizagem para medir a eficiência e eficácia das ações implementadas e identificar estudantes que necessitam de reforço.
Enfim, a política municipal visa criar um arcabouço legal e operacional para que a alfabetização seja tratada como prioridade, com metas claras e métodos definidos para garantir o direito à leitura e a escrita a todos os cidadãos.
Fonte: ASCOM-PMA
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