O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) participa, na manhã desta sexta-feira, 16/5, da cerimônia de entrega de novas viaturas e motocicletas para a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada em Açailândia.
A cerimônia terá a presença também da prefeita do município, Gleide Santos e dos prefeitos Cristiane Damião (Bom Jesus das Selvas), Luzivete Botelho (Itinga do Maranhão) e Alex Santos (São Francisco do Brejão); do comandante daquela unidade, Major Eurico Filho, além de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas e comunitárias.
O Governo do Estado está destinando para a 5ª C.I., seis viaturas Pálio Weekend Adventure e mais duas motocicletas. Os novos veículos fazem parte do primeiro lote de 395 veículos de um total de 563 que reforçarão os órgãos que compõem o Sistema de Segurança, com investimentos estimados em mais de R$ 32 milhões.
De acordo com a Polícia Militar, do total de veículos, Açailândia receberá 3 Pálios Adventure. Já as cidades de Itinga e São Francisco do Brejão terão 1 viatura, cada um e Bom Jesus das Selvas, que sediará uma Unidade de Segurança Comunitária (USC), deverá ser contemplado com 1 Pálio e mais duas motocicletas.
Deputado cobra do comando da PM incremento da frota
Em março deste ano, Chiquinho Escórcio fez uma visita ao quartel da 5ª Companhia Independente para verificar in loco as informações recebidas de que a PM estava tendo só quatro viaturas para atender todo o município de Açailândia e a zona rural, e que em contra partida haveria um cemitério com 13 carros e 5 motos, batidos, quebrados e sucateados, baixados no pátio da unidade, o que deixou o deputado indignado.
O parlamentar e ligou imediatamente para o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Zanoni Porto, informando da situação e que apenas quatro viaturas atendendo toda a cidade. Na ocasião, Chiquinho solicitou que fossem recolhidos os veículos quebrados e mandados novos.
Na época, Zanoni garantiu ao deputado Escórcio que Açailândia seria beneficiada com a compra de novos carros e um guincho plataforma para atender a população de Açailândia e de cidades que pertencem àquela circunscrição.
