Trending

Realocação de moradores de Pequiá de Baixo recebe novo apoio das indústrias siderúrgicas de Açailândia


Area onde sera contruido o bairro_thumb[6]
Área onde serão reassentadas as famílias de Pequiá de Baixo.
Açailândia - O processo de realocação de cerca de 320 famílias moradoras do Pequiá de Baixo, em Açailândia, no sul do Maranhão, coordenado pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, recebeu novo apoio das siderúrgicas de ferro gusa na última sexta-feira (06.03). As siderúrgicas, que desde 2012 já contribuíram com despesas para o processo de desapropriação do terreno e elaboração do projeto urbanístico e habitacional, foram representadas pela diretoria do SIFEMA (Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão) em reunião com a Associação de Moradores do Pequiá de Baixo e representantes da Prefeitura de Açailândia, onde concordaram em ampliar sua doação ao processo assumindo o custo complementar da desapropriação do terreno, que vinha sendo entrave no andamento do processo de realocação.
A reunião foi motivada por manifestação de moradores do Pequiá de Baixo, que desde a última quinta-feira (05) bloquearam temporariamente a BR 222 e permaneceram bloqueando até a última sexta-feira (06) as portarias de acesso às siderúrgicas Gusa Nordeste e Pindaré. “Sempre estivemos abertos ao diálogo e, desde o início do processo, nos mostramos dispostos a contribuir com a realocação dessas famílias para uma área adequada. As siderúrgicas cumpriram todos os compromissos assumidos voluntariamente junto ao Ministério Público”, ressalta o presidente do SIFEMA, Cláudio Azevedo.
O processo de realocação das famílias, conduzido pelo Ministério Público Estadual, prevê a parceria institucional do setor privado – siderúrgicas de ferro gusa e outras empresas com atuação na área e público, através da Prefeitura de Açailândia e dos governos do estado e federal. Cada parceiro assumiu, por meio de acordo, o compromisso de parte do programa de realocação e as demandas advindas de sua execução. Entretanto, até agora, apenas as siderúrgicas contribuíram financeiramente e cumpriram os acordos realizados. Em 2012, através do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão – SIFEMA, as empresas já haviam assumido e cumprido o compromisso de doar o valor necessário para bancar os custos com o processo de desapropriação do terreno que deverá abrigar os moradores. A área denominada de Sítio São João, de mais de 38 ha, foi escolhida  pelos próprios beneficiários e negociada pela Prefeitura do município. No ano passado, as  siderúrgicas concordaram em doar também os valores para elaboração do projeto urbanístico e habitacional, necessário para que o programa de construção de casas seja inserido em programas federais ou estaduais de construção de casas populares.
A nova doação das empresas à Prefeitura de Açailândia permitirá a complementação do valor da justa indenização ao proprietário do terreno escolhido para abrigar o conjunto habitacional. “As indústrias siderúrgicas nunca se furtaram de cumprir determinações legais ou executar ações de responsabilidade social, seja quando provocadas ou espontaneamente. Nesse caso, o governo  municipal nos procurou solicitando ajuda para dar andamento ao processo de realocação dessas famílias”, garantiu Cláudio Azevedo.  “Agora, esperamos que as outras partes envolvidas cumpram seus compromissos para que o processo de realocação seja concluído definitivamente”, completou.
Raquel Araújo Jornalista / Assessora de Comunicação Telefone: (98) 8156 1361 (Claro)  MSN:  raquelferna@gmail.com Skype: raquel.araujo_slz Twitter: @medeirosraquel Facebook: http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100001829136184

QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2014

Governo Municipal “Itinerante” leva “Políticas Públicas” aos bairros mais carentes da cidade de Açailândia

ITINERANTE (3)ITINERANTE2 (4)ITINERANTE2 (5)
“Governo Municipal Presente” levando políticas públicas ás comunidades mais carentes da cidade.
Açailândia - Desde o início do mês de fevereiro a atual gestão resolveu inovar na forma de administrar o município de Açailândia, e ao invés da população lotar o gabinete da prefeitura em busca de soluções para os seus problemas, a prefeita Gleide Santos (PMDB) reuniu várias equipes da saúde, da ação social, infraestrutura e demais secretarias para então realizar uma itinerância nas ações desenvolvidas pelo poder público, ou seja, levar as políticas públicas diretamente àquelas pessoas que necessitam dos serviços do município.
Pelo menos uma vez por semana, um bairro é escolhido á dedo e durante todo o dia são efetuadas marcação de exames, consultas e cirurgias, além da aplicação efetiva das políticas públicas na área social, reprimidas ao longo tempo e deixadas por administrações que passaram.
Na última terça-feira (11) as atenções se voltaram para a população do Baixão, na Vila São Francisco – Centenas de famílias foram atendidas pessoalmente pela prefeita do município, fato nunca visto na história política do município de Açailândia – O chamado “Governo Itinerante” de Açailândia, segundo a assessoria da prefeita Gleide Santos, tem como objetivo principal aproximar cada vez mais a população das políticas públicas disponíveis, além de, com essas aproximação, o Poder Público também possa tomar conhecimento cada vez maior das necessidades da população, principalmente aquela mais carente.
Na ação do “Governo Itinerante”, quase toda a administração pública municipal é transferida por um dia para um local ou bairro da cidade, que recebe colaboradores e servidores em uma estrutura humana composta por diversas secretarias que prestam, praticamente, todos os serviços públicos.
Além das famílias do Baixão, já foram realizadas outras edições da programação como na Vila Ildemar (PROJETO RESGATE DA FAMÍLIA) e Bairro do Jacú (Rua JK), onde foram atendidas mais de 200 pessoas. No geral mais de mil pessoas já foram atendidas nesses três primeiros bairros visitados pela prefeita Gleide Santos e toda sua equipe de trabalho.
ITINERANTE (2)ITINERANTE2 (2)ITINERANTE2 (6) 
De uma forma geral, na área da saúde são marcados exames médicos e consultas entre outros procedimentos médicos e outros serviços relacionados à área da Saúde Municipal. Os exames médicos e demais procedimentos são feitos no SESP/Hospital Municipal de Açailândia ou nas Unidades Básicas de Saúde do Município, que são dotadas de profissionais como médicos e enfermeiras para o real atendimento ao público.
Na área da Ação Social as equipes da secretaria orientam sobre os programas sociais, fazem cadastramentos no programa Bolsa Família, além de realizarem uma grande triagem das famílias carentes que não possuem casa própria, onde foram todas automaticamente são inscritas no programa federal “Minha Casa, Minha Vida” após constatação dos dados fornecidos.
O Governo Municipal Itinerante foi concebido e iniciado neste inicio de ano, com o objetivo de levar a administração, aos diversos bairros da cidade e todas às localidades do município.
Inicialmente, as caravanas têm sido feitas apenas nos bairros e localidades da Zona Urbana, mais necessitada desse tipo de ação e atenção. Porém, este ano, deve atender também os povoados da Zona Rural do município.
“Vamos, cada vez mais, intensificar essas ações, que permitem o atendimento das pessoas onde elas moram, sem ser necessário que se desloquem para o centro da cidade, sem ter que arcar com despesas de transportes e nem transtornos de deslocamento. Esse é mais um compromisso que nós assumimos e estamos cumprindo neste começo de 2014, é garantia de um governo presente”, argumentou a prefeita Gleide Santos (PMDB).
Rair Silva

Jornalista e radialista.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem